Saiba como montar um showroom personalizado

Saber como montar um showroom personalizado na sua loja pode ser um diferencial competitivo. Isso porque essa estrutura faz a diferença na experiência do cliente. E essa é uma característica importante que contribui para a decisão de compra.

Sendo assim, nesse conteúdo vamos abordar a importância do showroom para a rentabilidade da sua loja, além de boas práticas e dicas para planejar e montar essa ferramenta.

Boa leitura!

A importância de saber como montar um showroom

Entender a importância de saber como montar um showroom pode ser um grande diferencial para a sua loja. Isso porque, o showroom nada mais é do que um espaço dedicado a apresentação de um ou mais produtos. E se ele for personalizado, é possível montá-lo da melhor forma para aprimorar a ambientação e, assim, despertar uma maior experiência.

É preciso destacar que a experiência do consumidor é um fator determinante para a decisão de compra. Sendo assim, é necessário explorá-la de um jeito eficiente na sua loja para garantir mais competitividade, desenvolvimento e melhores resultados.

De acordo com uma pesquisa realizada pela PWC, 89% dos consumidores brasileiros entrevistados apontam para a experiência como um fator importante para a tomada de decisão. E uma análise da pesquisa da Segment, afirma que 49% dos compradores realizaram compras de maneira impulsiva, após receber uma recomendação personalizada.

Frase destacada: Por fim, um diagnóstico da SuperOffice, diz que 86% dos compradores estão mais predispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente, podendo dobrar a sua receita em 36 meses.

Esses dados só reforçam a importância de ter um showroom personalizado na sua loja. Dessa maneira, entender como montar esse espaço de maneira customizada, pode trazer os melhores resultados para o seu negócio.

Como planejar um showroom personalizado

Antes de começar a montar, de fato, o seu showroom, é preciso pensar em algumas características para melhor planejar a apresentação e não esquecer de nenhum detalhe. 

Sendo assim, comece pensando no layout ideal e que vai agregar visualmente a experiência. Então idealize as disposições dos móveis e as cores. Pense também, de forma estratégica, qual será a linha do produto amostra.

Depois analise em qual local será colocado o seu showroom. Tenha em mente que precisa ser posto em um lugar que favoreça a experiência e a circulação. Aqui, aproveite para colocar todos os materiais de informações atualizadas sobre o produto e institucionais no mesmo local, de maneira estratégica.

como montar um showroom

Aposte também, em materiais digitais que vão ampliar ainda mais a visibilidade do produto no ambiente desejado. Aparelhos que permitem a interação também são excelentes para personalização. No entanto, caso não seja possível, invista em uma TV para passar diversas opções de configurações de ambiente com o produto.

Por último pense em detalhes que ajudam a compor o showroom, como:

  • Luz natural e artificial;
  • Plantas;
  • Espaços para aguardar e sentar;
  • Boa acústica evitando barulhos do lado de fora que possam distrair.

Passo a passo para montar um showroom personalizado

Uma vez planejado, está na hora de começar a montar o seu showroom. A seguir o passo a passo.

Dica: em todos os passos, pense nos detalhes citados anteriormente.

Foque na sinalização

Como já vimos anteriormente, o local em que será instalado o seu showroom importa para a estratégia. A sinalização vai complementar essa característica. Isso porque, com o caminho certo a ser seguido, evita desencontros. 

Além disso, com a sinalização indicando cada etapa que o seu cliente deve seguir, garante uma experiência mais planeja e que conta uma história. E ainda dá uma maior autonomia para o seu cliente, já que ele não vai ter que tirar dúvidas de que caminho seguir sempre que necessário.

No entanto, se você deseja ainda mais uma experiência personalizada, deixe indicado que o seu cliente pode fazer o caminho que desejar, mas que, também, tem a direção recomendada por você.

Explore os sentidos

como montar um showroom

Monte o seu showroom de forma a estimular os sentidos dos seus clientes. Esse é um detalhe importante para se pensar durante o planejamento. 

O que torna o showroom uma estratégia interessante para a sua loja é a possibilidade de experimentar o seu produto, seja ele qual for. Então, disponibilize materiais que vão ajudar nessa experimentação. 

E na hora de montar, coloque aromatizadores que vão remeter o cheiro ao seu produto e ativar boas sensações no seu cliente. Essa é uma maneira criativa de personalizar a experiência e causar uma boa impressão.

Uma dica: cheiro de café é um ótimo aromatizador também. Só tome cuidado para não competir com os cheiros escolhidos para esse ambiente. 

Ofereça comodidade

Esse é um passo que concorda com o planejamento. No espaço que foi idealizado para colocar assentos e um lugar de espera, coloque também café, água e lanche. Assim, seus clientes vão relaxar enquanto visitam o seu showroom.

Deixe esse espaço o mais confortável possível. Disponibilize assentos para criança, revistas, papel e caneta. E claro, os utensílios descartáveis para utilizar com o lanche.

Além disso, os detalhes precisam ser considerados em todos os passos. É claro que não dá para planejar tudo porque durante a montagem pode acabar surgindo mais ideias. Então, não deixe de estimular um olhar atento nesse momento.

Pense na personalização durante a compra

Por fim, disponibilize a oportunidade de marcação para a visitação. Assim, o cliente vai sentir que o foco estará totalmente nele. 

Você pode, também, entrar em contato com os seus principais clientes e perguntar se eles gostariam de fazer uma visita ao seu showroom. Mais uma vez, eles vão sentir que o seu negócio se importa com a opinião deles.

Utilize as suas informações sobre o histórico e a jornada de compras deles para personalizar ainda mais o atendimento durante a visita e garantir a melhor experiência.

Apoio Rohden Portas

A Rohden Portas é atuante no mercado de madeira há mais de 80 anos. Somos uma empresa comprometida com a responsabilidade ambiental e que se preocupa com os seus revendedores.

Sabemos os desafios da venda e pensando nisso desenvolvemos um Showroom personalizado Kit Porta Pronta Rohden. Além disso, temos suporte técnico especializado para te auxiliar durante todo o processo. Fornecemos materiais, catálogos e ainda ajudamos na montagem do Showroom, de maneira personalizada.

Ao se tornar um revendedor Rohden Portas, saiba que você poderá contar com vários benefícios. É possível:

  • Personalizar os kits;
  • Ter a garantia de oferta de um produto certificado e com qualidade;
  • Apoio comercial e suporte como auxílio de instaladores parceiros.

E agora?

Esse conteúdo abordou a importância de saber como montar um showroom personalizado para a lucratividade da sua loja, além de boas práticas para o planejamento e a montagem do mesmo. 

E se você quer entender como você pode aumentar ainda mais a rentabilidade da sua loja, baixe gratuitamente o nosso checklist.

como montar um showroom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.