Saiba tudo sobre as tendências de marketing para o varejo de material de construção

tendências de marketing

Acompanhar as tendências de marketing e estar atualizado com as novidades do mercado é essencial para qualquer negócio, isso inclui o varejo de material de construção.

Seguir essas mudanças de canais e estratégias, por exemplo, é o que vai fazer com que a sua loja ganhe mais evidência no setor e tenha maior credibilidade.

Por isso, nesse conteúdo iremos abordar a importância de aproveitar as estratégias de marketing, as tendências e algumas dicas que potencializam as suas ações.

Por que é preciso aproveitar as tendências de marketing?

Estar atualizado as tendências de marketing é fundamental para manter o seu negócio relevante no mercado e para alavancar, ainda mais, as suas vendas e reconhecimento de marca.

Marketing é uma ferramenta que visa estabelecer processos gerencial e social para ofertar produtos de valores por meio da criação. Ou seja, é através da estratégia que ocorre a possibilidade de realizar planejamento e táticas que auxiliam no estudo do comportamento do cliente. E assim oferecer os melhores produtos e serviços.

Pode-se, também, definir marketing como a capacidade de antecipar as necessidades do cliente visando a melhor entrega para os mesmos. Logo, é essencial estar em dia com as tendências desse mercado para entender melhor o seu consumidor.

Imagine um cenário em que uma pessoa está procurando dicas de como otimizar a reforma da casa. Com as estratégias de marketing já estabelecidas, é possível criar um conteúdo de blog que responde a essa dúvida. Assim, essa pessoa clica para saber mais sobre e passa a conhecer a sua loja de forma orgânica. Em seguida, procura os seus canais para avaliar seu negócio e decidir se há possibilidade de compra.

Marketing mapeia todos esses passos e identifica as melhores ações para garantir maior reconhecimento e rentabilidade. De acordo com um infográfico sobre o tema, 80% das pessoas preferem aprender sobre uma empresa através de conteúdo customizado.

Os benefícios de aplicar estratégias  e tendências de marketing são:

  • Maior visibilidade;
  • Aumento no volume de vendas;
  • Criação de boas relações com o cliente e o mercado;
  • Fidelização de novos e antigos clientes;
  • Mais informações sobre o comportamento do consumidor e do mercado;
  • Monitoramento constante dos resultados e das estratégias;
  • Gestão de marca;
  • Estudo sobre a concorrência.

Principais tendências de marketing para a sua loja de construção

Depois de demonstrar a importância de se manter atualizado às estratégias de marketing, a seguir uma lista com as principais tendências.

Marketing digital

Essa é uma estratégia essencial para acompanhar as transformações digitais. Aqui todas as ações são realizadas no ambiente online com o intuito de atrair novos clientes e trazer mais conhecimento de marca.

Nesse momento é indicado o uso de braços dessa técnica, como o inbound marketing e marketing de conteúdo. O primeiro diz respeito ao planejamento para atrair novos clientes, gerando um melhor relacionamento. Já o segundo está relacionado a produção de conteúdo de qualidade. Destaca-se que um interfere no outro.

Os canais mais utilizados nessas estratégias são:

  • Blog: para compartilhar o conteúdo rico. É ele que aparece como referência nas pesquisas em ferramentas de busca, como o Google;
  • Site: é a porta de entrada para o conhecimento do seu negócio. Esse é o canal que funciona como uma vitrine online, nutrindo seus conteúdos, informações e contatos;
  • E-mail marketing: distribuição de conteúdos ricos para uma lista de leads. Essa ação mantém o relacionamento e o engajamento dos seus clientes.
  • Redes sociais: compartilhamento de informações e conteúdos por meio de post relevantes que aumentam a interação. Essa é uma das principais formas de estabelecer o seu posicionamento online.

E-commerce

tendências de marketing

De acordo com uma pesquisa da Ebit Nielsen, as lojas do setor de casa e decoração adeptas do modelo e-commerce cresceram em 53%. Isso se dá as mudanças no comportamento do consumidor acarretadas pela pandemia da Covid-19. O que, por consequência, afeta as lojas de material de construção. Por isso, é essencial estar atualizado a essa tendência.

Vale destacar que o e-commerce é o modelo que corresponde a loja virtual do seu negócio, ou seja, um comércio eletrônico. Aqui, com a facilidade da internet, a sua marca pode ser encontrada com mais rapidez. Além disso, essa tendência oferece a opção de compra online àqueles que não conseguem ter acesso a sua loja, por exemplo.

Ademais, os dados gerados por essa virtualização, são essenciais para construir e identificar o perfil do seu cliente ideal e, assim, aprimorar as suas estratégias.

Divulgação em mídia tradicional e offline

Adotar divulgação em mídias tradicionais e offline para a sua loja de material de construção também continua sendo uma estratégia viável, se utilizada em conjunto com as já citadas. Isto é, folhetos com promoções, displays, anúncios em rádios, e televisão podem ser uma alternativa para trazer mais reconhecimento e alcance.

No entanto, o ideal é identificar qual delas é a mais consumida pelo seu público para evitar gastos desnecessários.

Promoções e descontos

Como citado anteriormente, promoções são boas opções para atrair novos clientes. Aqui, é possível até colocar um item com desconto ao lado de um que tem valor agregado maior, despertando o olhar do seu cliente.

E os descontos são estratégias que facilitam a atração do cliente ao identificar vantagens na realização de compra, sendo possível fidelizar aquele cliente desconhecido. Por fim, essa ação também aumenta a circulação de um determinado produto parado no estoque, por exemplo.

Utilize os seus canais para divulgar as promoções e incentivar o compartilhamento. Pode-se, inclusive, montar sorteios que incentivem o engajamento e a interação do seu público.

Saiba usar as datas comemorativas e especiais para arrecadar ainda mais clientes. A junção dessas estratégias faz com que aumente o seu faturamento e desempenho perante ao mercado.

Algumas dicas para melhorar o seu desempenho com o marketing

Utilize as dicas a seguir para aprimorar o seu desempenho nas tendências citadas acima.

Participe de eventos

Não deixe de participar de eventos e feiras do setor da construção civil para gerar novas parcerias e entender melhor o mercado.

Essa é uma oportunidade para estudar os concorrentes e se atualizar com as tendências tanto de marketing, quanto da construção civil. E ainda ajuda o comportamento do consumidor ideal.

O ambiente é propício para a divulgação de novos produtos e serviços, expansão de novas redes de contatos e conhecimento de novas técnicas.

Estabeleça bons relacionamento com o cliente

tendências de marketing

Para estabelecer bons relacionamentos com o cliente é preciso investir em práticas que incentivam a experiência e a fidelização. Isso irá desenvolver uma boa reputação, facilitando a atração de novos clientes.

Deixe o canal aberto para a comunicação, demonstrando um atendimento de qualidade e focado na resolução dos problemas do consumidor e na entrega de um serviço de qualidade.

Faça o pós-venda

O pós-venda para uma loja de material de construção também é importante. Os feedbacks são ferramentas essenciais para entender a opinião do cliente e desenvolver um melhor relacionamento.

Essa atenção demonstra um cuidado com a experiência de compra e afirma uma preocupação com a qualidade do seu serviço. Aqui também é importante sugerir ações que vão solucionar possíveis insatisfações dos clientes.

Por fim, esteja atento aos prazos de entrega e a logística. Uma boa comunicação nesse período é indispensável para cativar ainda mais o cliente.

Esteja ativo nas redes sociais

Estar ativo nas redes sociais é fundamental para manter o relacionamento e o engajamento com o seu consumidor. Além disso, elas são ótimas fontes de insight, pesquisa e informações sobre o mercado.

As pesquisas pelo seu negócio podem ser feitas nas redes sociais. E ter um perfil atualizado trará uma  maior credibilidade. Imagina se o comprador encontra um perfil com uma postagem de anos e com pouca produção de conteúdo? É possível que ele acredite que a sua loja não funciona mais. Portanto, é importante ter as redes atualizadas constantemente. A frequência vai depender do estudo realizado sobre o comportamento do seu público.

Por último, aposte também em conteúdos com vídeos e que facilitam a visualização. Atualmente os usuários têm consumido informações por meio do audiovisual.

E agora?

Esse conteúdo abordou a importância de se estar atualizado com as tendências de marketing para aprimorar a performance do seu varejo de material de construção. Bem como dicas para potencializar suas estratégias.

E se você quer descobri mais ferramentas e canais que colaboram com a conquista de novos clientes, baixe gratuitamente o nosso infográfico.

tendências de marketing

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.