Entenda como é realizada a secagem da madeira na Rohden Portas!

Entenda como é realizada a secagem da madeira na Rohden Portas!

O processo de secagem da madeira na Rohden Portas é todo feito dentro da própria fábrica. Apenas com ele é possível obter a matéria-prima ideal para a fabricação das portas. A Rohden garante dessa maneira que todas as etapas ocorrem com o devido padrão de qualidade.

Quer saber mais sobre como ocorre todo este processo? Continue acompanhando a leitura deste conteúdo, que vamos apresentar um passo a passo dos pontos mais importantes do processo de secagem da madeira na Rohden Portas!

Por que é importante fazer a secagem da madeira?

A secagem da madeira tem como principal objetivo a redução do teor de umidade – que varia conforme o uso final do produto. Alguns dos benefícios da secagem da madeira incluem: 

  • Reduzir a movimentação dimensional;
  • Inibir os ataques de fungos e eliminar os agentes xilófagos;
  • Melhorar a trabalhabilidade;
  • Aumentar a resistência física da madeira.

Com isso, entende-se que o processo de secagem é considerado uma operação de grande importância na manufatura de produtos, já que garante melhor padrão de qualidade e maior valor agregado ao produto final.

Processo de secagem da madeira na Rohden Portas

A fim de garantir a eliminação total dos agentes nocivos à madeira e a sua estabilidade dimensional e torcional, a Rohden Portas realiza um minucioso processo de secagem da madeira. Confira a seguir, detalhes deste processo:

O começo para a qualidade da matéria-prima

A secagem de madeira depende, geralmente, de três variáveis: temperatura, umidade relativa e circulação de ar. 

Para garantir 100% de qualidade da matéria-prima, durante a secagem da madeira, é vital utilizar equipamentos de qualidade superior. Nesse quesito, a Rohden Portas se garante, já que conta com um equipamentos topo de linha, o melhor do mercado atual.

Curva de secagem

Com o auxílio do equipamento adequado, como citamos no tópico anterior, é necessário fazer uma curva de secagem. Ela é iniciada com determinada temperatura e finalizada com uma temperatura mais alta.

A temperatura vai se elevando conforme as fases e a umidade da madeira. E quando estiver no fim da secagem, a madeira estará seca e com menos tensão. 

Importante dizer que, cada tamanho e espessura de madeira conta com uma curva de secagem diferente. 

Além disso, a umidade final também será controlada, já que para o mercado Brasileiro é diferente do que vai para o exterior. 

Procedimentos finais

No final de secagem, a madeira é encaminhada para o depósito, onde ela deve ficar descansando. Esse descanso é necessário para que a madeira busque a uniformização das tensões.

E então? 

Neste conteúdo, você pôde conferir, de forma clara e objetiva, como funciona o processo de secagem da madeira na Rohden Portas e quais os principais pontos enfatizados para garantir a qualidade do produto.

Ainda vale ressaltar que, depois do processo de secagem em estufa integralmente monitorada, a Rohden Portas conta com um sistema automatizado de última geração para escanear, escolher e cortar a madeira de acordo com a dimensão e a utilização, o que garante o máximo aproveitamento da matéria-prima.

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. Agora, para se aprofundar mais no assunto, entenda sobre o Controle de qualidade – descubra os testes feitos nas portas Rohden

2 comentários em “Entenda como é realizada a secagem da madeira na Rohden Portas!”

  1. cavaco representações ltda

    1) Excelentes detalhes em exposição das diversas fase de secagem de portas. Para nosso melhor entendimento e responder às perguntas do compradores, solicitamos:: conta capa na diversa as essências: laminados em madeiras (Pinus?) ou Duratree? Montantes verticais e horizontais, : usam uma madeiras para todas as portas ou variam segunda a qualidade individual das portas? montantes horizontais e verticais: quais utilizadas as madeiras? Colagem: quais a colas utilizadas nas capas e sobrecapas? , Essências de maios interesse dos compradores do mercado: TAUARI CREME, ANGELIM, JEQUITIBÁ ROSA, SUCUPIRA ESCURA ETC., temos tipos de consumidores: Construção Civ il, mais exigentes e revenderes comerciais (menos exigentes) TRANSPORTE: fator importante na concretização da venda. . PRAZO DE ENTREGA, outro fator importante na realização dos negócios.. Apenas externamos as particularidades de n/ mercado, com um potencial 6 milhões e 500 mil habitantes, na GRANDE- BELO HORIZONTE. A Construção Civil deve neste segundo semestre excelente recuperação, com lançamentos em setores de alta Classe, e de nível médio, além das Construtora que atuam no mercado , de MINHA, CASA, MINHA VIDA , a exemplo da RMV ENGENHARIA ( a maior do País e DIRECIONAL ENGENHARI,A, também voltada a este segmento. É esta, no momento a relida de nosso mercado construtor. Abraços, NUNES

  2. Salustiano Campos Fernandes

    Muito bom sabermos desse procedimento de secagem da madeira, antes da fabricação das portas.
    Atenciosamente
    Salustiano Fernandes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *