Seleção de fornecedores no varejo: saiba o que considerar para a melhor escolha!

seleção de fornecedores no varejo

A seleção de fornecedores no varejo pode ser o grande diferencial para o sucesso da sua loja, pois são os fornecedores que garantem um mix de produto adequado para atender as necessidades dos seus clientes. 

É importante planejar bem os processos de compra da loja, o que envolve a gestão do relacionamento com os fornecedores. Escolher fornecedores que tragam vantagens para o seu negócio, bem como para seus clientes, se torna um diferencial competitivo neste mercado. 

Por isso, apresentamos neste artigo o que você precisa saber para realizar uma boa seleção de fornecedores para a sua loja e quais os requisitos que devem ser considerados na hora da escolha. Continue a leitura!

Qual a importância da seleção de fornecedores?

O primeiro ponto a se considerar quando falamos em seleção de fornecedores, é que o fluxo de vendas do seu negócio depende diretamente de como você negocia com seus fornecedores e o mix de produtos que adquire. 

Se você conta com as soluções ideais para atender as necessidades do seu perfil de cliente, oferecendo qualidade e eficiência, ou mesmo produtos certificados quando necessário, certamente seu negócio está no caminho certo para o crescimento. 

Além disso, escolher bem seus fornecedores também significa ter a confiança de que seus produtos serão entregues dentro do prazo, evitando problemas com estoque. 

Isso nos mostra que a relação da loja com os fornecedores é capaz de contribuir para a construção da reputação do seu negócio. 

Por fim, no mercado de construção é fundamental que os fornecedores mantenham os padrões mínimos de qualidade, seguindo todas as normas técnicas, como da Associação Brasileira de Normas Técnicas. As normas estabelecidas pela ABNT buscam assegurar a qualidade e segurança dos produtos e do consumidor final.

Veja a seguir alguns programas de gestão de qualidade que podem servir como base para a sua seleção:

  • ISO 9000 — Gestão da Qualidade;
  • ISO 9001 — Gestão da Qualidade — Exigências;
  • ISO 14001 — Proteção ao Meio Ambiente;
  • ISO 18001 — OHSAS;
  •  Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

 O que considerar para escolher bons fornecedores de material de construção?

Vimos como uma seleção de fornecedores na construção civil eficaz pode auxiliar na reputação da sua marca, nas vendas e na fidelização dos clientes. Por outro lado, uma escolha não assertiva pode trazer grandes prejuízos para o negócio, seja na aquisição de novos clientes ou na rentabilidade da loja. 

Sendo assim, existem alguns critérios mais relevantes que devem ser considerados na hora de escolher o melhor fornecedor. Confira:

Cronograma e prazos de entrega

Os prazos de entrega são fundamentais para o planejamento de compras e gestão da loja. Nesse sentido, podemos levar em conta duas situações. Para os produtos de pronta entrega na loja, o responsável deve ficar atento ao estoque para manter um bom número disponível em loja, para isso vale pesquisar se o fornecedor não tem problemas de logística. 

No caso dos produtos sob encomenda, onde são combinados os prazos de entrega para o cliente, é importante se certificar de que o fornecedor selecionado consiga atender à demanda. 

Lembre-se que para alguns clientes, o prazo de entrega pode ser um fator decisivo para a compra. 

Qualidade dos produtos

A qualidade dos produtos deve ser um dos principais pontos de observação na seleção dos fornecedores. Como dito anteriormente, a empresa que fornece os produtos vai auxiliar na boa reputação da loja, visto que mantendo produtos de alta qualidade e suprindo a necessidade dos clientes, eles ficarão satisfeitos.  

Além disso, oferecer produtos de qualidade influencia nas suas vendas. Isso porque, escolher por produtos que ofereçam vantagens e agreguem valor ao consumidor é uma maneira de melhorar a fidelização dos clientes, e garantir sua satisfação em relação à compra. 

Preço

O preço é importante e um dos fatores mais vistos pelos lojistas. Porém, é preciso entender que ele não é tudo. Muitas vezes preços atraentes não são garantia de qualidade. 

Ao analisar o preço, busque entender se ele faz sentido com a qualidade do produto e credibilidade do fornecedor no mercado, e como ele irá contribuir para a rentabilidade da sua loja. Um produto de maior valor agregado, e que conta com uma qualidade correspondente, pode gerar vendas significativas para a loja. 

Suporte e apoio nas vendas

Uma boa parceria pode ser feita através de fornecedores que ofereçam o suporte e apoio comercial para o seu negócio. Seja por meio de informações detalhadas dos produtos, materiais de consulta ou disponibilidade de expositores, por exemplo.

Esse suporte auxilia nas vendas e no atendimento aos clientes, esclarecendo dúvidas, oferecendo informações importantes que podem ser decisivas para a decisão de compra.

Credibilidade

Assim como é necessário analisar a qualidade dos produtos, também é preciso estar atento à credibilidade dos seus fornecedores no mercado. A reputação da marca entre outros lojistas do segmento pode dizer muito sobre o que ele entrega e como se posiciona. 

Com um fornecedor de confiança, você poderá negociar com segurança, sabendo que seus produtos serão entregues corretamente, dentro do padrão de qualidade esperado e terá vantagens tanto para a sua loja, como para os clientes. 

E então?

Com os aspectos abordados neste artigo, você viu que a escolha de bons fornecedores está diretamente ligada ao sucesso do negócio.

Para entender como uma relação de parceria e confiança entre lojista e fornecedor pode ser vantajosa, confira nosso case com a Portalli, loja especializada no segmento varejista de Kit Porta Pronta, que aumentou seu faturamento em 20% com o Kit Porta Pronta Rohden! Basta clicar na imagem abaixo para conferir o case completo:

case-de-sucesso-da-rohden-portas-com-a-portalli-portas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *