Tecnologia a favor dos lojistas – como usá-la?

Tecnologia a favor dos lojistas – como usá-la?

Que a Transformação Digital está aí, você já deve saber. Mas, quanto essas tecnologias podem ajudar no dia a dia do empreendedor? Esses avanços que o mercado tem imposto para se adequar e acompanhar as demandas, podem parecer complexos e até onerosos.

Entretanto, algumas mudanças, apesar de serem obrigatórias (se você quiser continuar no mercado), podem ser benéficas, auxiliando nas vendas e na conquista dos clientes.

Apresentaremos alguns dados de uma pesquisa muito interessante feita pelo SPC Brasil neste ano. Ela fala sobre o uso da tecnologia para aumentar as vendas dos micro e pequenos empreendedores. Entenda ainda como as tecnologias podem auxiliar você lojista a vender mais. E descubra algumas sugestões de ferramentas que podem lhe ajudar no dia a dia.

Pesquisa SPC Brasil em parceria com a CNDL

Perceba a importância que as tecnologias possuem no dia a dia das pessoas. Não apenas com o intuito de facilitar a comunicação e torná-las conectadas ao mundo. Mas, para entendê-las também como consumidoras, facilitar a gestão empresarial e vender mais.

A pesquisa do SPC Brasil em parceria com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), tem o título “Uso da tecnologia e internet para aumentar vendas das micro e pequenas empresas” apresenta alguns dados muito interessantes sobre o uso crescente das tecnologias para vender mais. Ela foi realizada entre os dias 01 e 14 de março deste ano. Foram entrevistadas 555 empresas dos ramos de comércio varejista e serviços de todo o Brasil.

  • Comunicação com o cliente e canais de venda

whatsappDentre os canais de venda mais utilizados pelos empresários, a loja física aparece em destaque com 80%, seguida por 27% do uso do WhatsApp e 18% das Redes Sociais. Mesmo que as vendas por meio da loja física sejam ainda bastante expressivas, as demais ferramentas, que já conquistaram os consumidores, também estão conquistando os empresários.

No relacionamento com o cliente no dia a dia, o WhatsApp lidera com 71,1% das respostas, tendo, logo em seguida, as Redes Sociais como ferramenta de comunicação, com 59,9%.

  • Uso da tecnologia para vendas

Conforme a pesquisa, entre os 34,8% dos empresários que afirmam utilizar tecnologia para aumentar as vendas, 9,7% afirmaram que anunciam seus produtos em marketplaces (OLX e Mercado Livre, por exemplo). Além disso, 9,5% afirmam que utilizam novas tecnologias como o Paypal e Pagseguro.

Uma informação relevante adquirida na pesquisa é que mecanismos mais sofisticados como assistentes virtuais e inteligência artificial exigem maiores investimentos, por isso ainda são pouco explorados.

Dentre as tecnologias utilizadas para aumentar as vendas, o site próprio ou OLX e Mercado Livre, apresentam 10% de aderência dos empresários. Paypal e Pagseguro, aparecem logo abaixo com 9% e catálogos virtuais se apresentam com 8%.

91% dos empresários entrevistados acreditam que o uso de tecnologia traz benefícios para as empresas.

Entre os empresários que utilizam tecnologias ou ações pagas na internet a fim de aumentar as vendas, 4 em cada 10 observam a concorrência no sentido de se atualizar sobre novas práticas e tendências tecnológicas do mercado.

  • Ações de comunicação

redes sociaisQuando questionados sobre realizar ações ou campanhas (pagas ou não) para aumentar as vendas, 49% das empresas entrevistadas afirmaram realizar, se destacando os empresários varejistas, com 52,4%. Entretanto, 51% não fazem campanhas, sendo esse percentual maior entre os prestadores de serviço, com 57%.

Nas ações realizadas com o objetivo de alavancar as vendas, 59,6% utilizam perfis nas Redes Sociais, e ainda, dentre as campanhas que trouxeram melhores resultados de vendas nos últimos seis meses, as realizadas em Redes Sociais aparecem na frente, com 66,3%.

Aos empresários, campanhas digitais apresentaram performances mais vantajosas do que as realizadas em veículos tradicionais.

O investimento mensal médio das empresas em internet e tecnologia é de R$ 679,72.

Em relação aos meios utilizados para investir na internet e aumentar as vendas, anúncios pagos nas Redes Sociais aparece com 59%, seguido por anúncios de links patrocinados, com 24%.

  • Desafios na implementação das tecnologias

Nos desafios em busca da implementação das tecnologias no dia a dia, os empresários elegeram os custos, com 44,8% como o mais expressivo impasse. Seguido por 31% da dificuldade de encontrar profissionais capacitados, e 17,2% da falta de tempo para ir em busca das novidades.

60,7% dos empresários não possui qualquer estratégia de marketing digital.

  • Postagem nas Redes Sociais

Sobre o tipo de conteúdo que é publicado pelas empresas, 72% dos empresários afirmam que são informações de produtos e/ou serviços. Em seguida, 54% afirmam fazer postagens de promoções e 24% postagens de dicas diversas.

Dica: Nas redes sociais procure utilizar imagens de qualidade. O ideal é que você crie um acervo de imagens próprias ou se preferir pode utilizar bancos de imagens gratuitos ou pagos. O importante é sempre utilize boas imagens.

  • WhatsApp

Questionados sobre utilizarem o WhatsApp na comunicação com os clientes, 89,6% consideram importante ou muito importante.

Das empresas, 69,9% revelaram que já realizaram algum tipo de venda pelo WhatsApp, principalmente comerciantes, com 77,6%.

Deseja acessar a pesquisa completa, clique aqui!

Como a tecnologia pode me ajudar a vender mais?

crescimento das vendasPercebeu quantas informações relevantes essa pesquisa apresentou? A internet e as tecnologias que você tem a disposição podem ajudar sim a alavancar suas vendas. A pesquisa comprovou isso.

Todas as transformações que ocorreram no Marketing ao longo dos anos foram focadas em atender o desejo do consumidor. Hoje se encontramos em um nível tecnológico de consumo que, oferecer seu produto/serviço em todas as plataformas possíveis, da maneira mais dinâmica e acessível, é indispensável, se você deseja continuar no mercado.

Respondendo à pergunta, através de uma bem planejada estratégia de marketing digital (na pesquisa 60,7% não possuem), sua empresa pode se fazer presente de maneira assertiva nas Redes Sociais e na internet. Além disso, contar com ferramentas tecnológicas é fundamental tanto na gestão quanto no contato junto ao cliente.

Então, ter uma estratégia de marketing digital atrelada a ferramentas que facilitem o dia a dia e te aproximem do seu público, irão te ajudar a vender mais.

Ferramentas que auxiliam nas vendas do varejo

Vamos listar algumas ferramentas que você pode estar utilizando na sua loja, estas que podem lhe auxiliar a entender melhor o consumidor, ou até mesmo, ter insights em busca de melhorar a experiência dele na sua loja.

  • Beacon

Conforme o site Endeavor Brasil, o beacon é uma espécie de GPS indoor que consegue localizar, devido a precisão incrível, por qual gôndola um cliente caminha dentro de uma loja. Assim, esse pequeno dispositivo consegue enviar ofertas altamente personalizadas a esse cliente. Ele tem como base o histórico junto a uma marca e a movimentação pelo ponto de venda.

  • Heatmaps

São mapas de calor que possuem representações visuais de cores. Eles tem por objetivo mapear o comportamento do consumidor tanto na loja física quanto na loja virtual. Ele ajuda a identificar em quais áreas o cliente mais vai, e em quais, ele nunca vai. Através das cores em vídeo é possível realizar essa identificação. E assim, elaborar estratégias de mudança dos produtos com finalidade de melhorar os pontos que não são visitados e uma oferta incrível nos pontos que são mais visitados, por exemplo. Essa ferramenta ainda permite fazer testes A/B, melhorar o controle do estoque e ajuda no aperfeiçoamento do atendimento. Neste texto aqui, apresentamos dicas de disposição dos produtos para você melhorar o visual da sua loja de material de construção. Já pensou o quanto o mapa de calor pode ajudar nessa questão também?

  • Marketplace

Conforme matéria no site do E-commerce Brasil, é como uma espécie de shopping center virtual. É considerado vantajoso ao consumidor, visto que é possível encontrar várias lojas em um único lugar. É um site que hospeda suas ofertas e, em troca, cobra apenas uma porcentagem dos lucros para você anunciar lá. Com relação a quem ainda não possui um e-commerce, é uma ótima opção. Através dele adquire-se maior visibilidade, aumento das vendas e alcance de vários públicos.

  • Redes Sociais e WhatsApp

Esses já falaram por si só no resultado da pesquisa. Mas, tanto as Redes Sociais, quanto o WhatsApp, são ferramentas muito rentáveis. As Redes Sociais permitem fazer anúncios com custos relativamente baixos e grande alcance, se comparado às mídias tradicionais. O WhatsApp tem facilitado no sentido de evitar gastos em relação as ligações normais. E ainda, ele se tornou uma ferramenta eficiente no contato junto ao cliente, solucionando dúvidas rápidas, de forma ágil.

O que fazer com todas essas informações?

Estar na internet, seja nas Redes Sociais, em um marketplace ou em seu próprio site, é indispensável. Fazer uso do WhatsApp na comunicação com os clientes virou uma necessidade.

Nossa dica é que você reveja sua presença no ambiente digital. E principalmente, se já possui a marca da sua loja no meio online, analise os resultados. Na pesquisa você percebeu que a maioria não mensura os resultados. Isso é extremamente importante, pois a partir dessa mensuração é possível traçar estratégias e melhorias.

Outro ponto da pesquisa, é que a maioria das empresas veem como vantajoso o uso das tecnologias, mas o custo é um impasse. Ferramentas que vão lhe auxiliar no contato com seu público alvo podem ser relativamente caras. Entretanto, seus resultados podem ser surpreendentes, com custo-benefício elevado.

Ao ler a pesquisa por completo, você perceber que vários profissionais desenvolvem suas estratégias digitais sozinhos. Não há problema nisso, desde que traga resultados.

Nossa sugestão, para conseguir trabalhar todas essas questões, tanto das Redes Sociais, quanto das ferramentas de monitoramento do consumidor, é ter a ajuda de uma agência de inbound marketing especializada.

Quanto mais você entender seu cliente, mais ele vai enxergar o valor agregado no produto/serviço que sua loja oferece.

Ter uma loja onde os produtos estão alinhados e que facilita o acesso do cliente, é o começo do caminho.

Disponibilizar no smartphone do cliente ofertas exclusivas enquanto ele caminha pela loja. E, ao mesmo tempo, mapear as reações dele em determinados setores. É a evolução que, uma hora ou outra, você precisa acompanhar.