Tendências em portas na construção civil

Tendências em portas na construção civil

A tendência em portas reflete as exigências dos consumidores. Afinal, novas necessidades e desejos surgem em qualquer tipo de mercado, inclusive o de construção civil.

E as portas podem ser encontradas em diferentes formatos, tamanhos, materiais, cores, etc. O que torna a seleção delas mais complexa. Por isso, é interessante conhecer as opções e tendências do segmento. Assim, será possível fazer escolhas conscientes e mais vantajosas.

Vale ressaltar que as portas são itens essenciais para qualquer projeto. Elas são responsáveis por proporcionar segurança, conforto térmico e beleza. E por, também, representar, e se adaptar, perfeitamente ao estilo do ambiente.

Então, veja as principais tendências em porta e garanta projetos mais modernos e inovadores na construção civil!

Por que se preocupar com a tendência em portas na construção civil?

A tendência em portas serve como referência na hora da escolha, com base na qualidade dos materiais e no design dos ambientes.

Acompanhar essas mudanças é essencial para garantir projetos coerentes com as demandas do mercado e do novo consumidor. Dessa forma, é possível assegurar a satisfação do cliente e o destaque mercadológico.

Portanto, a atualização quanto às transformações garante projetos mais modernos. Sem contar que ajuda na preparação para o alcance do aumento da demanda.

Estilos e modelos

A busca por ambientes multifuncionais é uma tendência que influencia diretamente na escolha das portas. O comportamento é causado pelas restrições da pandemia e a diminuição do espaço interno dos apartamentos.
Por isso, portas de correr ou dobráveis (ou articuladas e “camarão”) continuam ganhando espaço no setor. Essa é uma das tendências que permanecerão nos próximos anos.
Afinal, elas são ideais para economizar espaço e garantir uma transição mais suave entre os cômodos. Sem contar que podem ser escolhidas em diferentes materiais e estilos. Podendo ser, por exemplo, de madeira rústica, de vidros modernos e espelho.
Saiba utilizar as portas como elementos de decoração nos projetos. Acesse e baixe o conteúdo!

De qualquer forma, vale destacar aqui os principais estilos de portas:

  • Porta Tradicional: em madeira crua envernizada ou pintada de branco. Ideal para casas que possuem uma decoração e uma arquitetura mais sóbria;
  • Porta Duas Folhas: perfeita para fachadas maiores. Possui modelos trabalhados ou lisos. É importante levar em conta o restante da decoração para identificar qual se encaixa melhor no contexto;
  • Porta Pivotante: está sendo bastante usada ultimamente. Além de ter muita personalidade, ela possui vários estilos diferentes. Acabou ficando muito famosa especialmente por conta de programas, novelas e séries de TV;
  • Portas trabalhadas: recomendada para casas com estilo mais clássico. São charmosas e elegantes. Podem ser padronizadas ou personalizadas;
  • Portas com detalhes em vidro: contribuem com a iluminação do hall de entrada, como vimos acima.

Materiais

As portas podem ser feitas de inúmeros materiais. E os mais comuns são:

  • Madeira (opções claras, escuras e coloridas);
  • Aço (mais rígido ou maleável);
  • Acrílico (com vasta paleta de cores);
  • Vidro.

Com a tendência da sustentabilidade na construção civil, as opções mais escolhidas tendem a ser a de madeira reflorestada e vidro. Destaca-se, inclusive, que o vidro é um material reciclável. Por isso, pode ser reutilizado de diversas maneiras.

Para acrescentar, devido ao aumento da procura de empreendimentos que valorizam a luz natural, o vidro estará em alta. A opção fosca, colabora, também, com a privacidade e o conforto térmico.

Por se adaptarem a uma variedade de estilos, a principal tendência em porta será a mistura entre o vidro e a madeira.

Cores

As cores costumam estar relacionadas à tendência em portas. Afinal, elas influenciam diretamente a decoração.

Para definir se elas terão ou não cor, é preciso analisar o ambiente como um todo. Tendo em vista que alguns ambientes podem ter portas sem pintura, apenas envernizadas.

Assim como podem seguir uma pintura que combine com todo estilo do espaço. Às vezes mais clean e sóbria, outras mais “divertida”.

Dicas extras

As portas, quando bem escolhidas, podem realmente incrementar a decoração. Portanto, é preciso dedicar uma atenção especial a elas no setor. Conheça algumas dicas:

  • As portas de madeira e os móveis não precisam ser necessariamente do mesmo tom, mas o ideal é combinar;
  • Portas brancas são o “pretinho básico”: não tem erro. Entretanto, não deixe de apostar nas tendências em cores;
  • Se o ambiente já conta com pisos e móveis de madeira, prefira uma porta pintada. Ou até mesmo a revestida com fórmica em tons claros, como branco e cru;
  • Caso opte por uma peça de cor chamativa, invista em um ambiente mais clean para fugir do aspecto cansativo;
  • Portas de alumínio são bem-vindas à parte externa da casa e às áreas com muita utilização de água. Como, por exemplo, o banheiro e lavanderia;
  • Inove nos puxadores e acessórios.

É importante frisar que as portas de banheiro e lavanderia também merecem cuidados especiais. Seja de material ou de tratamento da madeira, por conta da umidade, por exemplo.

Para aprender como conservar as portas por mais tempo, clique aqui e acesse nosso conteúdo completo sobre o assunto.

Próximo passo

Como vimos, a tendência em portas na construção civil é diretamente influenciada pelo comportamento do consumidor. Muitas delas já estão presentes no setor, mas devem continuar.

Gostou desse conteúdo e deseja ter acesso a mais como este? Então clique aqui e acesse nossa página de blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *