Tendências em portas na construção civil

Tendências em portas na construção civil

Os consumidores atuais estão cada vez mais exigentes. Novas necessidades e desejos surgem em qualquer tipo de mercado, inclusive o de construção civil. Portas, por exemplo, podem ser encontradas em diferentes formatos, tamanhos, materiais, cores, etc. É interessante conhecer as opções e tendências deste segmento. Assim, é possível fazer escolhas conscientes e mais vantajosas.

As portas são itens essenciais para qualquer projeto. Já viu uma casa sem portas? Elas são responsáveis por proporcionar segurança, conforto término e beleza. Também são itens presentes na passagem de um ambiente ao outro, ajudando a compor o cartão de visitas do imóvel. Por estarem em diferentes locais pela casa, como o hall de entrada, os quartos, as salas, dentre outros, em cada local possuem um estilo que se adapta perfeitamente aquele ambiente. Às vezes, sendo de materiais, estilos e cores diferentes.

Mudanças com o tempo e Tendências

Rohden PortasAté pouco tempo atrás as pessoas queriam portas de madeira mais comuns, com maçanetas tradicionais e largura de 80 a 90 cm. Agora, são comuns os pedidos por portas mais largas, até 1,20 m, com puxadores verticais, novos “designs” de fechaduras, novas cores, com vidros, etc. Outra tendência, com a diminuição do espaço interno dos apartamentos e até das casas, é o uso de portas de correr ou dobráveis. Também são conhecidas como articuladas ou “camarão”, que permitem ganhar espaço. As sanfonadas também se incluem.

Estilos – Portas Externas

  • Porta Tradicional: É o comum. Em madeira crua envernizada ou pintada de branco. Este tipo fica perfeito em casas que possuem uma decoração e uma arquitetura mais sóbria.
  • Porta Duas Folhas: Cai melhor em fachadas maiores. Possui modelos trabalhos ou lisos. É importante levar em conta o restante da decoração para ver qual se encaixa melhor no contexto.
  • Porta Pivotante: Este tipo de porta está sendo bastante usado ultimamente. Além de ter bastante personalidade, ele possui vários estilos diferentes. Acabou ficando muito famosa especialmente por conta de programas, novelas e séries de TV.
  • Portas trabalhadas: Para casas com estilo mais clássico, as portas trabalhadas caem muito bem. São charmosas e elegantes. Podem ser padrão ou feitas do modo desejado pelo consumidor, varia da empresa.
  • Portas com detalhes em vidro: Além de darem um charme especial para a fachada, as portas com detalhes em vidro também contribuem com a iluminação do hall de entrada.

Materiais

As portas podem ser feitas de inúmeros materiais, os mais comuns são:

– Madeira (opções claras, escuras e coloridas);

– Aço (mais rígido ou maleável);

– Acrílico (com vasta paleta de cores); e

– Vidro (devido a resistência, geralmente o temperado é o mais escolhido e adequado).

A estilização das portas, como visto acima, é muito pessoal. O ideal é procurar referências na hora de decidir, tanto da qualidade dos materiais quanto do design. Importante frisar também que a porta externa pode ser diferente das interiores, mas é padrão que todas as internas sigam um mesmo estilo. Portas de banheiro e lavanderia também merecem cuidados especiais, seja de material ou de tratamento da madeira, por conta da umidade.

Cores

Rohden PortasVocê acha que as cores das portas podem fazer a diferença na decoração? Certamente a resposta é sim! Uma boa decoração deve abranger cada elemento presente no ambiente, até as portas e janelas. Para definir se as portas terão ou não pintura, ou que cor terão, uma das dicas é analisar o ambiente como um todo. Alguns ambientes podem ter portas sem pintura, que apenas são envernizadas ou mantidas com seu visual de fábrica. Outros devem seguir uma pintura que combine com todo estilo do ambiente. As vezes mais clean e sóbria, as vezes mais “divertida”.

Em cômodos que possuem pisos e revestimentos em madeira, o recomendado é que as portas tenham tons claros. Já para pintura das portas em tons mais alegres e chamativos, é preciso cuidar para evitar a sobrecarga visual no ambiente.

Dicas

As portas, quando bem escolhidas, podem realmente incrementar a decoração. Portanto, é preciso e aconselhável dedicar uma atenção especial a elas. Confira algumas dicas:

  • As portas de madeira e os móveis não precisam ser necessariamente do mesmo tom, mas devem combinar;
  • Portas brancas são tipo o “pretinho básico”: não tem erro!;
  • Se o ambiente já conta com pisos e móveis de madeira, prefira uma porta pintada ou revestida com fórmica em tons claros, como branco e cru;
  • Portas de vidro e fórmica são as mais fáceis de limpar, mas as vezes não possuem um visual tão bacana;
  • Quem quiser optar por uma peça de cor chamativa, deve apostar em um ambiente mais clean para fugir do aspecto cansativo;
  • Portas de alumínio são bem-vindas à parte externa da casa e às áreas com muita utilização de água, como banheiro e lavanderia;
  • As peças aliadas de espaços pequenos são: as de correr (não ocupam espaço de circulação), com espelho (conferem aspecto maior aos ambientes) e as que levam vidro ou acrílico (proporcionam leveza);
  • Para apartamentos em que a porta de entrada tem de ser branca e o morador gostaria que fosse diferente, uma solução é revesti-la do lado de dentro com o material que mais combinar com a decoração;
  • Está muito em alta uma padronização de todas as portas da moradia, especialmente em ambientes mais cleans e minimalistas. As todas brancas são as mais recomendadas! Inove nos puxadores e acessórios.

Atenção!

Vale lembrar que moradores de condomínios que desejam pintar ou trocar as portas de sua casa devem consultar se há regras determinadas para cores e estilos da pintura. Com isso, se evitam dores de cabeça futuras com mudanças inesperadas no projeto.

Quer aprender como cuidar e conservar suas portas por mais tempo? Leia aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *