Vantagens da uniformidade industrial na construção civil

Rohden

As vantagens de adquirir um produto produzido em escala industrial são muitas, especialmente no que diz respeito a obra civil. Os produtos e peças industrializadas garantem qualidade e padronização para as obras, além de possuírem garantias de fábrica. Para um grande projeto, a padronização é essencial. Imagina um condomínio de luxo com portas diferentes entre os apartamentos, fora do padrão? Isso não só é um incômodo estético, como também pode gerar atrasos na obra e não ter um resultado com a qualidade esperada (como a acústica, por exemplo). Conheça os benefícios de adquirir portas industrializadas e entenda como este setor cresce.

Construção industrializada

Já ouviu falar em construção industrializada? Esse modelo ocupa hoje um bom espaço nas obras de grandes dimensões do país, especialmente quando os prazos de construção são determinantes. A construção industrializada é um sistema de rápida execução. Em média, dura 1/5 do tempo comparado à construção tradicional. Isso porque é produzida com elementos industrializados previamente. Como as portas prontas! Com isso, a construção industrializada transforma o canteiro de obras em uma linha de montagem. Isso evita desperdício de material e atende muito melhor os requisitos de qualidade e sustentabilidade.

Portas Prontas

Rohden Portas - porta brancaA porta pronta é um sistema composto de kits pré-fabricados, padronizados e compatibilizados com os demais componentes da obra em específico. As portas prontas são produzidas em dimensões padronizadas ou em tamanhos especiais, e já vem prontas para uso. Isso significa que até as fechaduras e dobradiças já estão colocadas. Como os conjuntos chegam à obra já nas medidas certas para todos os vãos de alvenaria, são instalados de forma muito mais rápida e fácil, o que economiza tempo e evita o desperdício.

Além disso tudo, a qualidade final é muito superior a portas produzidas por marceneiros, por exemplo. Pois o produto vem de uma empresa certificada, que produz as peças segundo parâmetros de qualidade e oferece garantias de fábrica. A precisão e uniformidade dos encaixes das ferragens e acessórios grandes diferenciais. Essa opção evita custos como a compra de vários produtos e a administração de diversas etapas de montagem, que podem apresentar vários imprevistos.

Vantagens

  • Menor número de fases na instalação das portas;
  • Menor circulação e interferência de operários;
  • Redução de mão de obra;
  • Precisão e uniformidade nos encaixes das ferragens;
  • Fácil conferência no recebimento do material;
  • Fácil acompanhamento pelos engenheiros da obra;
  • Menos custo de administração da obra;
  • Fluxo de caixa – a compra é adiada para a fase de acabamento;
  • Maior qualidade na montagem do conjunto, executada dentro da fábrica;
  • Mínima quantidade de resíduos;
  • Zero desperdício.

Automação industrial
Rohden Portas - porta branca
Tudo isso é possível pois as empresas que fabricam as peças contam com um processo altamente moderno e automatizado. Sabemos que a indústria seguiu um longo caminho até a era da automação e da inteligência artificial. Antigamente, as atividades manuais dos trabalhadores cumpriam papel central na linha de produção. Nos últimos 40 anos, no entanto, a automação industrial se tornou a principal vantagem competitiva em praticamente todos os ramos da indústria. Sabe porquê? A automação industrial estabelece constantemente novos padrões de produção e eficiência, garantindo muito mais segurança, agilidade e qualidade. Quais são os prós da produção industrial automatizada?

  • Menor tempo de produção: uma máquina automatizada acelera o tempo de produção. Enquanto trabalhadores estão sujeitos a variações e são menos precisos, as máquinas têm alto grau de repetitividade e eliminam riscos de falhas.
  • Menos erros humanos: a diminuição de erros é consequência direta da substituição da produção artesanal por máquinas.
  • Menos custos com mão de obra: maquinário automatizado reflete na folha de pagamentos da empresa. Automatizar os processos de produção ajuda a reduzir custos pois diminui a necessidade de manter um grande número de operadores.
  • Maior volume de produção: com uma linha de montagem mais rápida e mais precisa, o resultado é um volume maior de produção.
  • Flexibilidade: tendo uma linha de montagem rápida e reprogramável, é possível realizar a produção “just-in-time”, ou seja, quando houver encomendas. Isso permite uma produção enxuta e adaptável.
  • Operação 24 horas por dia: ao contrário da mão-de-obra humana, que tem que ser substituída a cada turno de trabalho, o maquinário industrial opera 24 horas por dia e 7 dias por semana, sempre com a mesma performance.
  • Possibilidade de medir e controlar processos (e qualidade!): uma grande vantagem da automação é a possibilidade de medir e controlar todo o processo de produção. Toda planta automatizada hoje em dia conta com diversos sensores e controladores. As informações são todas reunidas em uma interface homem-máquina (IHM) amigável e permitem o gerenciamento da fábrica de forma mais fácil e com informações em tempo real. Isso garante o controle da qualidade dos materiais que saem da fábrica!

Aquecimento do setor

O segmento de esquadrias para portas e janelas fatura hoje, no Brasil, aproximadamente R$ 1,4 bilhão. Isso considerando apenas fabricantes padronizadas, que somam cerca de 200 no país. O restante são os conhecidos “serralheiros”, que trabalham sob demanda, mas muitas vezes não estão dentro das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Atualmente, a indústria de esquadrias para portas e janelas se prepara para atender a uma nova regulamentação. Como o setor acabou enfrentando uma das piores crises da construção civil nos últimos anos, os agentes do setor acreditam que este deve ser um ano decisivo para os fabricantes.

Recentemente, foi aprovado o Programa de Certificação de Esquadrias para Edificações, que prevê normas tanto para esquadrias quanto em seus processos produtivos. André Luis de Freitas, presidente executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Portas e Janelas Padronizadas (Abraesp), diz que “quando o consumidor compra uma esquadria fora de norma, seja por preço ou desinformação, está adquirindo portas e janelas que poderão dar problemas de segurança e funcionalidade”.

Acredita-se que a nova certificação deve garantir um nível mínimo de qualidade no segmento. A certificação é interessante porque assegura repetitividade dos processos produtivos e também uma competição mais justa para os produtores. Os trabalhadores autônomos dificilmente conseguem atender as normas de qualidade dessa produção, o que indica que as indústrias do setor devem se aproveitar ainda mais desse momento para crescer e mostrar a qualidade dos seus serviços.