Portas de madeira: quais as vantagens para construtoras, além da durabilidade?

Vantagens das portas de madeira para construtoras

Para qualquer negócio, as opções que mais chamam a atenção são aquelas mais rentáveis. No setor de materiais de construção, as construtoras sempre procuram por materiais de longa duração e pouca manutenção. Esse é o caso das portas de madeira.

Elas estão entre os elementos que ajudam as edificações a ter mais qualidade e rentabilidade, o que garante maior lucro e clientes satisfeitos. Isso se deve principalmente à alta durabilidade e ao ótimo custo-benefício delas.

Nesse sentido, as portas de madeira também são itens fundamentais para qualquer projeto, tendo uma grande importância estética e funcional. 

A seguir, entenda melhor por que esses produtos são tão valorizados pelas construtoras e pelos consumidores, além das normas que eles devem atender e as vantagens mais significativas deles. Acompanhe!

Por que as portas de madeira são tão valorizadas pelas construtoras?

Por que as portas de madeira são tão valorizadas pelas construtoras?

As portas de madeira são reconhecidas por serem elegantes e duráveis. Além disso, elas são as alternativas preferidas das construtoras e consumidores por conta da alta resistência. 

Peças feitas desse material são muito comuns e apresentam grande versatilidade, não só por conta dos tipos de madeira existentes, mas também pela possibilidade enorme de decoração e aplicações do material.

Em geral, as portas de madeira maciça são mais resistentes e agregam um excelente isolamento acústico ao ambiente. 

Para as portas internas, as mais comuns são aquelas conhecidas como “ocas” ou “semissólidas”. Elas são utilizadas em quartos, banheiros, cozinha e demais passagens internas. 

Atualmente, a produção dessas portas é realizada em escala industrial, seguindo altos padrões de qualidade de fabricação. Isso garante que tenham boa qualidade e sejam mais resistentes e duráveis.

Sendo um material de textura única, a madeira na porta proporciona harmonia com outros elementos da decoração, valorizando o ambiente no aspecto visual e proporcionando excelente conforto térmico e acústico.

A fabricação industrial também uniformiza toda a produção, sendo ideal para projetos que necessitam de centenas de portas iguais, com o mesmo aspecto e a mesma qualidade (como no caso de grandes construções habitacionais).

Como funciona a certificação desse tipo de produto?

Para que as construtoras sejam capazes de agregar mais qualidade, sustentabilidade e valor aos projetos, o uso de portas de madeira certificadas nos termos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tornou-se uma exigência importante nesse mercado.

A certificação garante que a madeira utilizada seja oriunda de fontes sustentáveis, contribuindo para a preservação do meio ambiente e garantindo um processo construtivo mais consciente e mais eficiente.

Muito além dos benefícios ambientais, a adoção de portas de madeira também confere mais excelência às edificações. 

Afinal, ao cumprir os padrões de resistência, durabilidade e segurança da ABNT, esses produtos garantem materiais confiáveis, evitando desgastes prematuros e otimizando a manutenção futura.

Dessa forma, a escolha de portas certificadas agrega mais valor aos empreendimentos, demonstrando o compromisso da construtora com a responsabilidade ambiental e com as exigências dos consumidores em termos de qualidade e sustentabilidade.

Para promover esses benefícios, as fabricantes de portas de madeira devem atuar como parceiras das construtoras. Isso permite o fornecimento de produtos devidamente certificados e alinhados às especificações dos projetos.

Um reflexo desse compromisso é a adesão ao Programa Setorial da Qualidade de Portas de Madeira para Edificações (PSQ-PME), desenvolvido e coordenado pela Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci).

O objetivo é promover a isonomia competitiva entre os fabricantes. Isso é feito por meio da conformidade técnica, adequando o desempenho dos produtos às normas existentes.

A Rohden Portas, por exemplo, é aderente ao programa e possui uma série de produtos certificados pelo PSQ-PME nos termos da NBR 15930-2. Você pode vê-los na íntegra clicando aqui

Com essas certificações, a Rohden atesta às construtoras que está alinhada com todos os requisitos de desempenho e classificação das portas de madeira para edificações. Tudo de acordo com os níveis de desempenho, ocupação e uso exigidos para cada produto.

Quais são as principais vantagens das portas de madeira?

Vantagens das portas de madeira

A madeira é conhecida principalmente pela versatilidade, durabilidade e beleza. O acabamento pode preservar cores e texturas, bem como receber pinturas de diversos tipos. 

As portas de madeira podem ser encontradas em diversas opções de modelos, texturas e tonalidades, com excelente conforto ao toque e fácil manutenção. Veja os principais benefícios oferecidos por esse produto!

1. Beleza

As portas de madeira são bonitas, sofisticadas e proporcionam uma excelente harmonia com as demais estruturas da casa ou do apartamento. Elas podem ser de alvenaria, gesso ou outros materiais. 

Por ser um produto comum e com um grande histórico de utilização, as opções são muito variadas. Cor, textura, modelo, acabamentos… a madeira é muito versátil.

2. Durabilidade

Esta é uma das principais qualidades e a que mais faz diferença na hora de calcular o custo-benefício para escolher o material: a madeira é muito durável. 

É claro que, como qualquer insumo, ela exige alguns cuidados para ter mais longevidade. Esse é o caso de se evitar contato com chuva e umidade. 

Contudo, quando falamos de grandes obras, como prédios de apartamentos, essa preocupação não se faz tão presente, já que todas as portas são internas e não entram em contato com as intempéries naturais. 

3. Resistência

Não é à toa que a madeira é um material durável, visto que ela é muito resistente. Ela aguenta altas cargas de força e não se deteriora com facilidade. O principal cuidado vem da cautela com pragas e com a umidade, que são problemas fáceis de serem resolvidos.

4. Isolamento

A madeira é um isolante natural, que pode reduzir a quantidade de energia necessária na climatização de espaços, especialmente quando usada em janelas e portas. 

Além de apresentar boas condições naturais de isolamento térmico, também conta com ótima absorção acústica. O isolamento acústico é essencial em lugares onde moram mais de uma família, visto que a privacidade é um fator muito importante.

5. Modelos

Ao optar pela madeira, é possível escolher pelo emprego de diversos modelos de portas diferentes: de abrir, de correr, de embutir, sanfonadas, etc.

6. Cores

Trabalhando com madeira, é possível escolher a cor que se deseja. Ela pode ser amadeirada, branca ou colorida. Os acabamentos podem ser em verniz brilhoso ou fosco. 

As portas de madeira ainda podem ser laqueadas ou não. Inclusive, se o proprietário enjoar da cor escolhida, é possível alterá-la de forma simples. Em alguns casos, nada impede que isso seja feito de maneira caseira.

7. Manutenção

No caso de desgaste ou dano, a manutenção das portas de madeira é muito fácil e prática, especialmente em relação às portas do ambiente interno. 

Além disso, a completa substituição delas é uma necessidade muito mais rara se comparada a portas de outros materiais. No geral, basta uma pequena reforma e as portas de madeira já voltam a ser como novas.

Viu como as portas de madeira fazem toda a diferença nos projetos das construtoras? Quer continuar explorando os benefícios e possibilidades delas? Clique aqui, acesse o blog da Rohden e encontre os melhores conteúdos sobre o assunto.

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústicas Rohden: acesse e baixe o catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *