O que é vão de porta?

Vão de porta

O vão de porta é um dos elementos que mais geram impactos durante o processo de colocação. A assertividade e qualidade desse espaço evita desperdícios, gastos desnecessários e prejuízos futuros. 

Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Mas afinal, você sabe o que é um vão de porta?

O vão de porta nada mais é do que um espaço entre dois elementos. Isto é, ele refere-se à distância entre dois apoios de uma estrutura. Logo, é a abertura na parede destinada à colocação da porta. 

Ou seja, segundo o dicionário da Engenharia Civil, ele é definido como: “revestimento de um vão de porta (abertura em parede), através de folhas de madeira ou metal, que giram sobre ferragens, para abrir e fechar”.

Importante ressaltar que uma porta é composta por: folha, batente e acessórios, como dobradiça, puxador, fechadura, rodapé e outros. E é justamente o batente que é instalado na parte interna do vão.

Nesse sentido, os vãos são essenciais para a correta funcionalidade das portas. Ou seja, eles afetam a capacidade dela de abertura e fechamento, gerando instabilidade. E em casos em que há inadequação desse espaço, os riscos à segurança aumentam.

Assim, eles podem gerar impactos na qualidade e vida útil da porta. Afinal, a necessidade de manutenção e recolocação, para acertar o vão, também pode causar riscos à integridade da porta. 

Dessa maneira, o ideal é ter muito cuidado durante esse processo. Sendo extremamente importante o apoio de parceiros que garantem a adequação do mesmo.

Vão de porta e as condições ideais de instalação

Como abordado acima, a cautela com o vão de porta é essencial para a qualidade da instalação. Sendo assim, é preciso analisar alguns pontos antes da colocação da porta. Como, por exemplo:

  • Se os vãos já estão esquadrados conforme padronização definida;
  • Se toda a geometria está correta, como o prumo e o nível;
  • Se apresentam superfície lisa (preenchida) nas alturas em que receberão espuma de fixação;
  • Se estão respeitando o tamanho do espaçamento (mínimo e máximo) e estão de acordo com os padrões de medida.

E quando ocorre a instalação de um Kit Porta Pronta é preciso redobrar a atenção. Nesse caso, o vão aberto em obra terá que ter as medidas necessárias para receber esse tipo de produto, já que ele pode vir montado.

Vale destacar aqui que o Kit Porta Pronta contribui com a facilidade e praticidade de toda a execução do processo de colocação. Afinal, ele:

  • Não necessita ser pintado;
  • Possui batente regulável;
  • Conta com borracha de vedação;
  • Batentes em madeira de 35mm;
  • Espessura da folha de 35mm;
  • Baixo custo de instalação.

Nesse contexto, um vão de porta adequado contribui ainda mais para a eficiência do processo e evita qualquer tipo de danos à vida útil da mesma. Até porque haverá um maior alinhamento, diminuindo a possibilidade de erros e aumentando o padrão de qualidade do produto e obra.

Quais são as principais medidas do vão de porta?

Medidas do vão de porta

Uma das principais normas que regularizam o vão de porta é a ABNT NBR 9050. Ela aborda a acessibilidade em edificações, mobiliários, espaços e equipamentos urbanos.

De acordo com a norma, há algumas medidas para o vão de acordo com o local em que a porta será instalada e mais algumas especificações. Contudo, antes de apresentar as medidas, é preciso ressaltar alguns pontos:

  • Batente: tende a ter uma altura de 2,15 cm para estabelecer uma margem de erro para o encaixe da porta e espessura de 3 a 3,5 cm;
  • Tamanho da porta: geralmente tem 2,10 de altura e 60 a 90 cm de largura;
  • Vão livre: é o mesmo que a distância livre entre as faces de apoio.

No geral, de acordo com a NBR 9050, as portas abertas devem contar com um vão livre maior ou igual a 0,80m de largura e 2,10m de altura.

Já em portas de duas ou mais folhas, esse mesmo elemento, pelo menos em uma delas, deve ser maior ou igual a 0,80m.

Em contrapartida, todas as portas instaladas em locais de prática de esporte, incluindo sanitários e vestiários, devem ter um vão livre de, no mínimo, 1,00m.

Vale destacar que o padrão de porta para boxes comum, nas edificações existentes, é preciso que o vão livre tenha no mínimo 0,60m. O recomendado é que as portas abram para fora, facilitando o socorro se necessário.

Em resumo, a medida padrão do vão livre é de 0,80m. E ela deve ser mantida em todos os tipos de portas, como as de vai e vem, de correr e sanfonada, por exemplo. Admite-se menos de 20 mm nas dimensões dos vãos livres.

Mantenha-se atualizado!

Como abordado ao longo do texto, o vão de porta determina a qualidade da instalação. Ele também é responsável por mantê-la em bom estado de conservação e pela segurança dos espaços.

Logo, é fundamental seguir as corretas medidas, estabelecidas por normas, para promover a eficiência do processo e, até mesmo, a acessibilidade, como vimos.

E se você gostou desse conteúdo e deseja ter acesso a mais como este, clique aqui e seja direcionado a nossa página de blog. Nela você encontra as principais informações e novidades sobre o setor.

Conheça as portas Rohden para cada estilo de decoração: acesse e baixe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *