Vendas no Varejo – Entenda a Importância de Conhecer o Produto que Vende

Hoje a conversa é sobre Vendas no Varejo. Você sabe o peso que carrega ao representar e vender o produto de uma marca? Pode parecer um processo simples, mas muito precisa ser feito por você para que o produto seja adquirido pelo cliente.

Foi-se o tempo em que alguns elogios aleatórios serviam como base de convencimento para que o comprador levasse o produto.

Hoje ele pesquisa tudo sobre determinado produto na internet, e então, decide ir na sua loja. Isso se já não comprar direto pela internet.

O papel do vendedor não se tornou obsoleto, entretanto, os esforços hoje que o lojista precisa realizar para conquistar um cliente, são muito maiores. Entenda a importância de conhecer o produto que você vende e descubra algumas dicas que podem lhe ajudar a conseguir conhecimento sobre os produtos da sua loja.

Importância de conhecer o produto nas vendas no varejo

Mostrar expertise em relação ao produto que se vende gera maior confiança por parte do cliente e eleva sua credibilidade junto dele. Além disso, quando você é questionado sobre aspectos do produto e sabe responder, evita incertezas e dúvidas por parte do consumidor.

Quando você entende tudo sobre os produtos que vende, acaba por se colocar à frente da concorrência.

Um dos pontos perceptíveis sobre isso é que o consumidor tem pesquisado muito na internet antes de adquirir algo. Sendo assim, quando ele decide procurar em uma loja física determinado produto, ele vai em mais de uma e analisa as opções. A loja que demonstrar maior entendimento do produto e souber argumentar com convicção as qualidades dele, irá conquistá-lo.

Como se preparar para as vendas no varejo?

A primeira dica, e talvez a mais importante é: conheça o produto. Como lojista, principalmente de uma loja de material de construção, existem inúmeros produtos relacionados à construção civil e estamos cientes disso.

Porém, apesar do tempo necessário para entender a fundo cada um, é essencial que você dedique um período da sua agenda para se aprofundar no processo, benefícios e diferenciais de cada produto.

Não se desespere! Parafusos e lixas não precisam ser estudados. Eles atendem uma função, resolvem um problema e pronto. Estamos falando de estudar produtos mais robustos e elaborados. Estes que necessitam de um bom merchandising do vendedor para elevar e validar a compra por parte do consumidor.

Um exemplo são as portas. Elas basicamente atendem a função de integrar ou separar ambientes. Mas existe uma grande variação de qualidade e material, com variados modelos. Com isso, quando o cliente ir até você em busca de uma ou várias portas de madeira, por exemplo, é vital que você apresente as qualidades e os diferenciais de determinada marca em relação à concorrência.

Outro aspecto que desperta o interesse do cliente e o deixa mais suscetível à compra é você detalhar o processo de fabricação. Não é necessário saber todo o processo como um engenheiro de produção da empresa, não é isso. Pequenos detalhes já fazem uma grande diferença.

As portas da Rohden, por exemplo, você pode mencionar ao cliente que elas são produzidas atendendo altos padrões de qualidade e que a taxa de rejeição no controle de qualidade é de 0,02%. E ainda, que as portas do Kit Porta Pronta, por exemplo, são embaladas individualmente para não sofrerem estragos durante o transporte. Tudo isso conta como pontos positivos para a sua venda.

Dicas

Vamos listar algumas dicas que podem contribuir para que você tenha maior conhecimento dos produtos da sua loja e conquiste mais clientes:

  • Tenha conhecimento sobre seus produtos;
  • Conheça seus clientes;
  • Mantenha-se informado sobre atualizações e novidades dos produtos;
  • Realize pesquisa sobre os produtos na internet ou solicite mais detalhes deles direto com a empresa fabricante ou com um representante;
  • Treine a equipe de vendedores;
  • Participe de feiras de negócios;
  • Todo o conhecimento adquirido sobre os produtos deve ser compartilhado com todos os vendedores.

Conclusão

Não existe receita pronta, entretanto, sempre é possível melhorar o seu poder de persuasão frente aos consumidores.

Quanto mais você souber sobre o produto – qualidades, diferenciais, processo de fabricação – maior será o tamanho do seu conhecimento sobre ele. Isso vai permitir, dentre outras coisas, que você consiga agregar valor ao produto, enxergando benefícios que até então passavam despercebidos.

Mas claro, não é tarefa simples. É preciso muito estudo, reuniões e dedicação para se tornar um entendedor da marca ou produto que se vende.

Nossa dica é que você opte por fornecedores que estejam engajados com esta causa. E ainda, que ofereçam suporte em relação às informações dos produtos.

E não só isso, que trabalhem em sintonia com você lojista para oferecer o melhor aos clientes. Isso com muita informação, clareza e qualidade.

Já vende as portas da Rohden ou tem interesse em vender? Entre em contato conosco e se informe mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.