Qual é o melhor vidro para porta?

Vidro para porta

O vidro para porta é um elemento capaz de assegurar a proteção e iluminação dos espaços. Além disso, promove modernidade e beleza estética nos designs. Portanto, escolher o modelo ideal pode ser uma tarefa difícil. 

Pensando nisso, reunimos, neste texto, informações sobre este componente e dicas de como escolher o melhor para cada ambiente. 

Boa leitura!

Por que se preocupar com o tipo de vidro para porta?

A qualidade do vidro para porta é essencial para a garantia de segurança, resistência e eficiência estética

Afinal, esse é um elemento responsável por permitir e facilitar a entrada da iluminação natural no espaço. O que colabora para o aumento do conforto dos ambientes.

A iluminação desempenha um papel crucial na diminuição do estresse e da insônia, ao mesmo tempo em que impulsiona a produtividade.

Segundo um artigo da ABIVIDRO (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), “qualquer distúrbio no ritmo circadiano traz consequências altamente negativas para a saúde, a felicidade e o bem-estar”.

O artigo cita que diversas evidências médicas sugerem que os seres humanos ficam agitados ao não receberem uma quantidade adequada de luz natural. 

Sem contar que esse elemento também possui um papel ambiental, social e econômico importante nos projetos

Dessa maneira, a escolha do vidro para porta influência na qualidade de vida dos habitantes. 

Por exemplo, os vidros com baixo nível de bloqueio solar colaboram com a passagem de luz. Já os com alta eficiência energética contribuem com o controle da temperatura interna.

Para ilustrar, podemos citar o vidro insulado. Essa é uma tecnologia que auxilia termicamente. Colaborando, então, com a redução de gasto de energia e promovendo conforto acústico. 

A seleção do modelo ideal é capaz de contribuir para a construção de ambientes mais seguros, belos e iluminados.

Por fim, o vidro também é capaz de garantir uma maior integração entre os espaços internos e externos. Isso porque ele aumenta a eficiência da incorporação com o design.

Mas afinal, qual é o melhor vidro para porta?

Melhor vidro para porta

Durante a escolha do vidro para porta ideal é fundamental a atenção ao material da esquadria escolhida. Ele será responsável por garantir a eficiência e resistência de toda a composição.

Lembre-se! A esquadria em alumínio isola, mas não afasta do mundo! Essa solução é capaz de realizar a vedação adequada dos ambientes, impedindo as passagens de correntes de ar. 

Logo, minimiza a troca de calor e realiza o correto controle da radiação solar. E, se acrescentada aos vidros termoacústicos, o conforto se potencializa. 

Por isso, essa esquadria é ideal para os ambientes que necessitam de melhor climatização. Essa solução garante bem-estar, independente da época do ano!

Tendo isso em mente, listamos exemplos de vidro com base nos dois principais tipos de porta. Veja a seguir!

Leia também: Esquadrias de alumínio: 4 cuidados para conservar

1. Porta deslizante

A Porta deslizante (ou de correr) é uma opção versátil para diferentes ambientes, principalmente para aqueles que possuem problemas de espaço. Por isso, inclusive, é bastante utilizada para divisão de cômodos internos.

Esse tipo de porta otimiza espaço de maneira prática e ainda colabora com a decoração por ser compacta, elegante e versátil. Ou seja, a funcionalidade dela é ideal para projetos menores.

O movimento horizontal amplia espaços e agrega sofisticação e modernidade à decoração. Tudo isso, é claro, alinhado à possibilidade de customização e criatividade. 

A flexibilidade desse tipo de porta colabora com a circulação de pessoas, ventilação e iluminação natural.

Por promover cômodos multifuncionais, pode ser aplicada na delimitação de cozinha e áreas de serviço, bem como em closet e áreas externas. É possível resumi-la pelos ganhos:

  • Praticidade;
  • Economia de espaço;
  • Ampla entrada de luz natural.

Diante disso, os vidros para porta deslizante precisam ser resistentes, principalmente quanto aos impactos durante o uso. 

Nesse caso, o laminado é uma excelente opção. E, para garantir o conforto térmico e acústico desses espaços, é possível investir no vidro insulado (laminado duplo)

Afinal, esse vidro é desenvolvido com uma dupla camada que garante ainda mais isolamento. 

Ele ainda contribui para uma maior entrada de luz natural e controla a admissão de calor. Ou seja, gera maior estabilidade da temperatura dos ambientes.

2. Porta de giro

A porta de giro é a mais conhecida e utilizada. Ela é clássica e, portanto, promove elegância a qualquer projeto. É funcional e encaixa em qualquer ambiente. Por isso, também pode ser considerada versátil.

Esse modelo garante beleza e aconchego a diferentes espaços. Logo, é perfeita para projetos de grande tamanho e que não necessitam de otimização de espaços.  

Também é, principalmente indicada à cômodos que exigem maior durabilidade deste elemento. Como, por exemplo, a porta de giro que separa o quintal da casa. Mas, para garantir resistência, segurança e conforto é fundamental a seleção correta dos vidros.

Dessa forma, o vidro laminado pode ser uma ótima escolha. Isso porque ele é fabricado com duas ou mais chapas de vidro. O que permite a construção de camadas capazes de garantir maior resistência.

E em caso de quebra, os cacos dele permanecem presos à camada intermediária. Isso evita a abertura e, consequentemente, diminui os riscos de acidentes. 

Sem contar que ele também reduz a entrada de ruídos externos, promovendo conforto acústico dentro do imóvel. E o vidro temperado poderá ser acrescentado na composição para garantir ainda mais resistência mecânica.

Leia também: Esquadrias de alumínio: saiba quais tipos de vidro utilizar

Onde adquirir o melhor vidro para porta?

Os modelos citados acima de vidro para porta, estão na Rohden! Disponibilizamos 2 linhas visando atender as necessidades de nossos clientes: 

  • Harmony Sistema 25: linha slim de esquadrias para a construção civil, oferecendo economia e versatilidade;
  • Serenity Sistema 32: linha premium de esquadrias termoacústicas para a construção civil, com maior resistência e segurança.

Os vidros utilizados pela Rohden são certificados pela NBR 14.698! Além disso, estão em conformidade com as normas europeias, e certificados pela Ansi Z97.1 nos Estados Unidos.

A Rohden também desenvolve projetos sob medida para cada obra e aplicação! Então, baixe agora o nosso catálogo e conheça as opções disponíveis para o seu projeto!

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústicas Rohden: acesse e baixe o catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *