Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma prioridade em nossos processos

A composição química da madeira varia pouco entre espécies diferentes. Em termos gerais, a madeira consiste em: 49% de carbono, 44% de oxigênio, 6% de hidrogênio e o restante nitrogênio, vestígios de cálcio, potássio, magnésio e outros.
Sustentabilidade

O dióxido de carbono (CO2) — que quando em excesso no meio ambiente é considerado um vilão para a nossa qualidade de vida e para o futuro do planeta — somente desaparece naturalmente da atmosfera pelo processo de absorção de um desses dois reservatórios: oceanos e biomassa. Um crédito de carbono é a representação de uma tonelada de carbono que não é mais emitida na atmosfera, contribuindo para a redução do efeito estufa. O efeito estufa vem em grande parte do uso de materiais e combustíveis fósseis, e, portanto, que não são renováveis.

Na Rohden, além de nossa preocupação em não emitir mais carbono, fazemos o sequestro do que já está na atmosfera através de nossas florestas plantadas e renováveis. As florestas da Rohden em crescimento capturam anualmente cerca de 150.000 toneladas de CO2 da atmosfera. Mas isso é apenas parte do processo.

1 — Assim como uma pessoa, uma árvore tem seu melhor ciclo produtivo quando jovem.

2 — Ao longo do tempo, a árvore diminui seu ganho de massa e sequestro de carbono.

3 — As árvores não vivem para sempre. Na velhice elas têm uma produção muito limitada. Em algum momento elas vão morrer. Se essa árvore for deixada para sua degradação natural, todo o carbono retido em sua fase de crescimento retornará ao meio ambiente, mesmo de maneira muito lenta. Portanto, quando a árvore atinge a idade adulta, é hora de colher, reter carbono e permitir que essa área seja repovoada por novas árvores que sequestrarão o carbono muito mais rapidamente em seu processo de ganho de massa.

4 — Grande parte desse carbono fica retido por longos períodos na forma de madeira, ou seja, enquanto esse objeto existir o carbono é retido nele. Se esse objeto de madeira estiver sujeito a qualquer tipo de decomposição, seja por incêndio ou degradação natural da natureza, esse carbono retido retornará ao ambiente, embora possa ser de forma muito lenta.

Ciclos das plantações

Os espaços utilizados para o plantio são tipicamente compostos por pequenas áreas com árvores em diferentes estágios de crescimento. No que diz respeito à preservação de áreas limítrofes, as árvores das plantações são sempre intercaladas com vegetação nativa.

Preservamos mais de 1.800 hectares de florestas nativas em meio aos nossos espaços reflorestados. Isso está sendo feito para preservar áreas próximas às fontes, córregos e outras áreas onde a colheita não é apropriada. Isso ajuda a manter a fauna e a flora locais confortáveis e em seus devidos lares.

Florestas bem cuidadas

Nossos produtos são fabricados com madeira reflorestada de excelente procedência. Nossas reservas de madeira estão situadas majoritariamente em um raio próximo da fábrica e são distribuídas na forma de pequenas glebas. Portanto, não patrocinamos emissões de carbono com o transporte de matérias-primas a centenas de quilômetros de distância.

Tratamento térmico da madeira

Nosso processo de secagem da madeira é todo feito na própria fábrica. Somente pelo processo correto de secagem é possível obter a matéria-prima ideal para a fabricação de portas.

Garantimos assim a eliminação total dos agentes nocivos à madeira e a sua estabilidade dimensional e torcional. Além disso, depois do processo de secagem em estufa integralmente monitorado, temos um sistema automatizado de última geração para escanear, escolher e cortar a madeira de acordo com a dimensão e a utilização, o que garante o máximo aproveitamento da matéria-prima.

Tecnologia

As pessoas merecem o melhor e acreditamos que elas são nosso ativo mais importante. Investimos em tecnologias que ajudam a melhorar nossos produtos, a liberdade criativa e a melhorar a qualidade de vida de nossos funcionários.

Usina termoelétrica

Nosso processo de fabricação é totalmente sustentável: as sobras de madeira (cascas, serragem e cavacos) são usados para produzir energia elétrica que alimentam nossa fábrica. Isso cria um ciclo de energia sustentável do qual temos muito orgulho!

Tenha acesso a materiais exclusivos e gratuitos!