Lavanderia planejada: 7 dicas para um projeto eficiente

Lavanderia planejada

Alguns pontos são determinantes para a eficiência da lavanderia planejada. Considerá-los durante a estruturação do projeto é fundamental para garantir a funcionalidade e beleza estética do ambiente. 

Ficou curioso? Então, continue a leitura e veja 7 dicas para assegurar o sucesso do projeto de lavanderia planejada!

Vamos lá?

Por que garantir a eficiência do projeto de lavanderia planejada?

A elevação da busca por projetos de lavanderia planejada é a consequência de algumas mudanças geradas pela pandemia.

Afinal, não é novidade para ninguém que o isolamento social afetou a relação e a percepção das pessoas com a casa. 

Atualmente, há uma maior procura pelo desenvolvimento de cômodos mais multifuncionais e a integração de ambientes. O objetivo dos consumidores atuais é otimizar espaços, garantindo a organização e equilibrando beleza e utilidade! 

Com base na priorização do conforto, a intenção de realizar pequenas reformas ainda permanece na vida dos brasileiros. Inclusive, segundo uma pesquisa citada pelo Mundo do Marketing, 63% deles realizaram algum tipo de reforma nos últimos 12 meses.

E a lavanderia planejada segue essa tendência! Ela é o resultado da busca pela otimização das tarefas domésticas. Para isso, o projeto visa solucionar problemas de arrumação, distribuição de espaço e funcionalidade

Ao mesmo tempo que assegura:

  • Melhor aproveitamento das medidas;
  • Maior qualidade e resistência;
  • Melhor custo-benefício;
  • Organização e estruturação eficiente;
  • Padronização;
  • Coerência com o design do restante da casa com personalidade e beleza estética.

Pensando nisso, reunimos uma lista com 7 das principais dicas que vão colaborar para a eficiência do projeto de lavanderia planejada. Conheça a seguir!

1. Foque na otimização do espaço vertical

É claro que uma lavanderia planejada precisa contar com armários, nichos,  prateleiras, estantes e cabideiros. Eles são elementos fundamentais para solucionar os problemas de espaço e organização

Afinal, contribuem para o armazenamento e exposição de diferentes itens. Desde materiais de limpeza e ferramentas, até roupa limpa e suja. 

Além disso, colaboram com a otimização do espaço vertical. É natural que o planejamento dos ambientes seja centralizado mais na parte horizontal. Contudo, na lavanderia, deve-se aproveitar mais a parede.

Portanto, é preciso um olhar mais atento aos lugares considerados perdidos. É necessário pensar em soluções que colaboram com a funcionalidade e beleza do ambiente.

2. Instale uma bancada de serviço

Uma lavanderia planejada, com um projeto eficiente, precisa contar com uma bancada de serviço funcional. Este elemento otimiza o espaço de trabalho e garante maior mobilidade entre o ambiente. 

Ela pode ser instalada na parte superior da máquina de lavar ou até mesmo como uma tampa reta em pias e tanques, por exemplo. 

Nesse caso, funcionará como uma bancada móvel. Podendo, inclusive, ser usada para passar e dobrar roupas, ou para organizar itens.

Essa é uma solução indispensável para lavanderias grandes ou pequenas. Isso porque, independente do tamanho do projeto, o elemento oferece maior continuidade à decoração.

De qualquer forma, o importante é adicionar uma bancada funcional ao projeto para garantir a praticidade das atividades diárias.

3. Lembre-se dos cestos, organizadores e varal funcional

Como um dos grandes problemas da lavanderia costuma ser a organização, não há como deixar de fora os cestos. Eles são essenciais para armazenar produtos de limpeza, grampos e roupas sujas.

Além disso, podem ser usados tanto dentro, quanto fora dos armários, bem como itens complementares à decoração, por exemplo.

Quanto aos organizadores, eles podem ser de diferentes tipos e formatos. Aqui, destacamos os suportes. Eles ajudam na organização das vassouras, rodos e pás, por exemplo. Assim, colaboram com a otimização dos espaços, facilitando o acesso no dia a dia.

Já o varal também precisa ser funcional e colaborar com a praticidade. Ele pode (e deve) ser personalizado conforme o ambiente disponível. Ou seja, preso ao teto ou escondido na parede, por exemplo. Da mesma forma que poderá ser substituído por um cabideiro.

O importante aqui é que o mesmo não atrapalhe as atividades diárias. Mas, para isso, deve-se considerar o modelo e o posicionamento ideal.

4. Pondere sobre o espaço pet

É preciso considerar, no projeto de lavanderia planejada, a possibilidade da criação de um espaço pet

É normal que as pessoas com animais de estimação, utilizem esse ambiente para armazenar ração e dispor de areia, casinha, potes de comida e água, e demais itens.

Com base nisso, considere o desenvolvimento de um espaço decorativo e funcional, que integre com o design da lavanderia e não atrapalhe as atividades

5. Inspire-se nas principais tendências

A lavanderia costuma ser um espaço um pouco esquecido. Ela nem sempre é considerada nas mudanças de decoração. Mas planejá-la significa, justamente, integrá-la à personalidade do resto da casa

E, portanto, assim como os demais cômodos, as principais tendências do setor são excelentes fontes de inspiração, em um primeiro momento. 

Podemos destacar aqui algumas citadas pelo Pinterest Predicts 2024, como:

  • Metal sensacional: o metal está em alta. Os móveis de alumínio serão mais valorizados. Bem como os demais itens de decoração e equipamentos, como é o caso da máquina de lavar em inox, por exemplo;
  • Gótico sertanejo: o termo “espelho estilo faroeste” teve um aumento de +125% em suas buscas. 
  • Já o “estilo faroeste gótico” contou com +145%. Analise não só a possibilidade de adicionar um espelho, como, também outros elementos decorativos que se referem ao gótico e ao faroeste.

Além disso, o design biofílico e a luz natural continuam fazendo parte desse grupo de tendências. Da mesma forma que o conforto e o bem-estar. Então, considere esses pontos durante a estruturação do projeto.

Leia também: Arquitetura 2024: saiba como inovar nos projetos

6. Pense no layout dos equipamentos

Outro ponto fundamental, e que precisa ser considerado na lavanderia planejada, é a disposição dos equipamentos. É imprescindível que esse layout seja construído de maneira estratégica. 

Isto é, o objetivo deve ser garantir a eficiência e praticidade das atividades. Para isso, o acesso precisa ser facilitado.

Aqui, máquinas, secadoras, torneiras, tanques e demais equipamentos podem e devem ser embutidos. Mas, é preciso ter cuidado com a abertura dos armários para garantir o encaixe perfeito.

7. Não esqueça das portas

Portas para lavanderia planejada

E claro! Não esqueça das portas! Elas são fundamentais para separação e demarcação de cômodos. A divisão do espaço necessita ser pensada de maneira a aproveitar e otimizar o mesmo.

A porta, nessa função, colabora com a amplitude e fluidez na circulação de pessoas. Logo, é uma escolha inteligente e que precisa ser feita considerando as funcionalidades e atividades diárias.

A porta de giro, por exemplo, é uma das mais conhecidas e utilizadas popularmente. Afinal, é um modelo clássico usado em residências. Isso se dá graças a sua versatilidade, beleza, elegância e aconchego

Além disso, se fabricadas corretamente, poderão garantir maior qualidade, durabilidade, segurança e conforto. As de esquadria de alumínio, com vidro laminado, por exemplo, poderão apresentar ainda maior resistência

Isso porque esse vidro é fabricado com duas ou mais chapas. Em caso de quebra, os cacos permanecem presos à camada intermediária. Isso evita a abertura de buracos e, consequentemente, diminui os riscos de acidentes

Além disso, por ter mais de uma camada, colabora com a redução da entrada de ruídos externos, gerando maior conforto acústico dentro do imóvel. E o vidro temperado poderá ser acrescentado na composição para garantir ainda mais resistência mecânica.

Além dela, é possível mencionar mais um modelo: a portinhola. Essa é uma solução inteligente para a organização. Um de seus benefícios é a conferência de privacidade e elegância. 

Ela, por ser pequena, baixa e sem vidro, pode servir para inúmeros propósitos. Desde abrigo de gás e encanamento, até armazenamento de ferramentas e itens de manutenção, por exemplo.

Então, essa solução equilibra a organização, estética e funcionalidade!

Leia também: Esquadrias de alumínio: saiba quais tipos de vidro utilizar

Onde encontrar essas portas?

Como vimos, existem alguns pontos que são determinantes para o sucesso do projeto da lavanderia planejada. Seguir as dicas listadas neste texto é só o primeiro passo para a garantia da qualidade dos resultados finais e, consequentemente, a satisfação de seus clientes.

Por isso, conte com a Rohden para adquirir os modelos de portas citadas acima! Elas são certificadas, modernas e resistentes. Isso porque passam por processos inovadores e de aplicação das mais atuais tecnologias do mercado.

E, ainda, elas podem ser obtidas conforme as medidas e especificações do seu projeto! Então, baixe agora o nosso catálogo e conheça as opções disponíveis!

Kit porta pronta e esquadrias de alumínio termoacústicas Rohden: acesse e baixe o catálogo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *